Portal de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul

DIAL RÁDIO | DIAL TV | RÁDIO E TV - VIAWEB | REDES DE RÁDIOS | RÁDIO E TV DIGITAL | JORNAIS | DICAS DE SITES
MUNICÍPIOS-RS | DATAS COMEMORATIVAS | ESTAÇÕES DO ANO | DOWLOADS

 

Gauchoradios - Estações do Ano no Brasil:

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.
 

Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos. Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador.
 

Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
 

Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul. Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
 

Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.

No Hemisfério Norte é chamado de Boreal e no Hemisfério Sul de Austral

 

Dias e Meses que ocorrem as trocas de Estações do ano no Hemisfério Sul (Brasil):

Outono: De 20 de Março à 20 de Junho 2016 - 01h30m (horário de Brasília)

Do latim: autumno.

É a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador).

O Outono do hemisfério sul é chamado de "Outono austral" e tem início, entre os dia 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho


Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas.
Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

 

O outono é a estação de sucede o verão e antecede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

 

O equinócio de março marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio o dia tem a mesma duração, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul.

 

fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno. O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul marca o início do inverno.

 


Inverno: De 20 de junho a 21 de setembro 2016 - 19h34m (horário de Brasília)

Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal.

O inverno do hemisfério Sul é chamado de "inverno austral", que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério. O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.


Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério sul.

Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e conseqüentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.

Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.

 

O inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

 

Solstício de Inverno

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcado o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador. 

 

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador, marcando o fim do inverno e começo da primavera. 

 

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.


Primavera: De 22 de setembro a 20 de dezembro 2016 - 11h21m (horário de Brasília)
Do latim: primo vere, no começo do verão.

É a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral" e tem início, a 22 de Setembro e termina a 20 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.


Com o fim do inverno, os dias voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem.
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

 

A primavera é a estação de antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura. Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.

 

O equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil.

equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

 

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. O Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.


Verão: De 21 de dezembro a 19 de março 2016 - 7h44m (Horário de Brasília, horário de Verão)

Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.

Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.

O verão do hemisfério sul é chamado de "verão austral" e tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente usa-se o termo "estio" para um período de seca e também como um sinônimo para verão.

O período das férias de verão ou o período em que uma pessoa passa fora de sua casa, geralmente em uma casa de praia, no verão, é conhecido como veraneio.


Esta é a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.

 

verão é a estação que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

 

Solstício de verão:

O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

 

Equinócio: o fim do verão

O fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador, marcando o fim do verão. 

 

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.


Fonte Pesquisada: Wikipédia
Fonte Copiada: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-outono/ / http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/ / http://www.calendarr.com/brasil/inicio-da-primavera/

Fonte Copiada: http://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-verao/


Fonte Parte Extraído do Livro: BRANCO, S. M.;Um passeio pelas estações do ano. Editora Moderna. 48p.

 

Home | O Portal | Privacidade | Contato

© copyright 2014 - Lei Nº 9.610/19-02-1998 - Todos os direitos reservados
A reprodução do nosso conteúdo sem autorização é crime, com pena prevista em Lei

Este Portal é protegido por Lei, e é extremamente proibida a reprodução integral ou parcial do conteúdo deste site,
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, mesmo que citada a fonte, sem a devida autorização por escrito fornecida pelo Portal Gauchoradios.

O Portal Gauchoradios não se responsabiliza pelo conteúdo de textos de artigos ou websites indicados para acesso.
As sugestões de "links" visam facilitar a busca do internauta e, necessariamente, não condizem com a missão do Portal Gauchoradios.

w    w    w    .    g    a    u    c    h    o    r    a    d    i    o    s    .    c    o    m    .    b    r

portal idealizado em 2004 - Mais de 9 anos de credibilidade.